Cataguases-MG: Prefeito José Henriques dá boas-vindas a 16 jovens aprendizes
20/04/2022 13:20 em Cataguases-MG e Região

 

Cataguases-MG, 19 de abril de 2022 - Matéria retirada do portal da Prefeitura Municipal de Cataguases-MGA imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada da própria matéria

 

O programa de aprendizagem profissional voltado para a contratação de jovens entre 16 e 21 anos foi retomado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a Rede Cidadã, uma entidade de assistência social sem fins lucrativos. Na tarde de hoje, dia 19, no Salão Nobre do Paço Municipal, o prefeito José Henriques, acompanhando pela secretária de Desenvolvimento Social, Carol Damasceno, e a educadora social da Rede Cidadã, Tamires Oliveira, deu as boas-vindas aos 16 jovens aprendizes que passarão a atuar na Prefeitura de Cataguases.

Uma das recepcionadas pelo prefeito, a jovem aprendiz moradora de Sereno, Yasmin Oliveira, 17 anos, disse que está motivada para iniciar suas atividades. “Eu nunca participei de um programa desse antes. Então, eu estou muito feliz, porque é uma experiência importante para mim e eu vou me dedicar bastante. Eu tenho certeza que essa oportunidade vai ajudar muito a mim e aos meus companheiros, já que aqui todos nós vamos aprender muito nessa primeira oportunidade”, afirmou.

As contratações dos adolescentes ficaram interrompidas nos últimos dois anos, pois o Rotary Club, último gestor do programa, estava irregular, já que não atendia aos critérios estabelecidos pelo Ministério do Trabalho e pelo Catálogo Nacional de Programas de Aprendizagem Profissional (CONAP). Por conta disso, a Prefeitura teve que abrir um novo processo licitatório para seleção da nova empresa gestora.

A educadora social da Rede Cidadã, Tamires Oliveira ressaltou o compromisso da entidade de assistência social na formação dos jovens e disse que todos os participantes sairão da Prefeitura prontos para o mercado de trabalho. “O programa de aprendizagem da Rede Cidadã chega a Cataguases com a expectativa de transformar a realidade dos jovens da cidade, dando a primeira oportunidade a essas pessoas. Nós trabalhamos com o autoconhecimento e práticas para a inserção no mercado de trabalho. Com isso, os aprendizes passam a acreditar no seu potencial. Essa é uma oportunidade não apenas para os participantes do Jovem Aprendiz, mas para a cidade”, analisou.

No dia 2 de maio os jovens iniciam a formação teórica dentro do período de ambientação com duração de 20 dias úteis. Após a conclusão, eles passam a atuar na Prefeitura em quatro dias de trabalho prático e terão um dia dedicado à formação teórica a cada semana. O Programa Jovem Aprendiz substitui o Adolescente Cidadão, criado na Prefeitura pelo prefeito Tarcísio Henriques em 1984. Por ter um caráter social, os jovens foram encaminhados pelos CRAS e CREAS após avaliação técnica.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!