Atualização do protocolo para fibrose cística está em consulta pública
17/08/2022 15:00 em Justiça

Prazo para o envio de contribuições se encerra no dia 5 de setembro. PARTICIPE!

 

Publicado em 15/08/2022 17h43 - Matéria retirada do portal do Ministério da Saúde ( https://www.gov.br/saude)

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google

 

Aatualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para Fibrose Cística está em consulta pública até o dia 5 de setembro. O novo texto contempla a incorporação de quatro tecnologias para tratamento dos pacientes no SUS: dois procedimentos, um medicamento e um equipamento.

 A fibrose cística é uma doença rara e hereditária que afeta principalmente pulmões, pâncreas e sistema digestivo. Causada por uma mutação genética, que resulta em produção anormal de muco pelo corpo, essa disfunção leva ao acúmulo de bactérias e germes nas vias respiratórias, podendo causar inchaço, inflamações e infecções, como pneumonia e bronquite.

A atualização do PCDT é um processo contínuo, com a revisão de evidências científicas sobre cada tema. Esse processo garante que os tratamentos ofertados na rede pública de saúde estejam sempre baseados em dados atuais.

Pacientes que vivem com fibrose cística apresentam normalmente de 30 a 60 vezes mais muco espesso que o usual. Essa secreção também pode bloquear o trato digestório e o pâncreas, o que impede que enzimas digestivas cheguem ao intestino.

A doença é grave e apresenta um índice de mortalidade elevado. Nos últimos anos, o prognóstico tem melhorado muito, mostrando índices de 75% de sobrevida até o final da adolescência e de 50% até a terceira década de vida.

Para participar da consulta pública, clique aqui.

 

Ministério da Saúde

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!