Energisa: Em encontro com Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, INPE alerta para chuvas acima da média
20/10/2022 16:16 em Zona da Mata de Minas Gerais

Em 20/10/2022 às 15:27 - Matéria nos enviada por email por Comunicação Social Energisa - GERÊNCIA DE COMUNICAÇÃO

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada da própria matéria

 

  • Energisa reúne importantes órgãos em encontro de preparação para as chuvas.
  • População também deve ficar atenta.

 

Para pensar juntos como enfrentar os desafios durante o período de chuvas, sempre garantindo a segurança de todos, a Energisa promoveu um encontro com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE,  Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, prefeituras municipais e outras instituições envolvidas em situações de contingências climáticas. O seminário aconteceu na tarde de 19/10 com cerca com cerca de 130 pessoas debatendo sobre o cenário meteorológico, preparação e desafios para esta época do ano.

“Somos desafiados a enfrentar situações adversas que vão de tempestades, deslizamentos, enchentes, algumas que beiram verdadeiras catástrofes. Vamos sempre torcer para que nada aconteça, mas precisamos nos preparar sempre para o pior, para as situações mais desafiadoras como a que aconteceu recentemente, neste mês de outubro, em Muriaé. Neste encontro compartilhamos experiências e saímos ainda mais preparados para fazer ainda melhor o que treinamos todos os dias”, disse Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa.

Com a participação de representantes da Energisa, Defesa Civil de Minas, de Cataguases e de Nova Friburgo, do Corpo de Bombeiros de Minas e Nova Friburgo; Polícia Militar de Cataguases, o seminário colocou em evidência por meio de palestras, cases e mesas de debate temas relacionados a momentos de contingência como previsões climáticas, situações reais de deslizamentos e desmoronamentos, preparação e simulados, percepção de riscos, desafios para os períodos das chuvas, segurança de barragens. “Queremos pensar juntos como enfrentar da melhor forma os desafios. Simulamos situações críticas, treinamos nossas equipes, definimos as responsabilidades para atuarmos com agilidade e segurança. Precisamos estar sempre preparados”, acrescentou Fabio Lancelotti, diretor Técnico e Comercial da Energisa.

De acordo com a meteorologista Ana Paula Paes do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (ELAT/INPE), “para este ano, a previsão é de que o volume de chuvas fique acima da média climatológica do período, entre outubro e dezembro. Com maior cobertura de nuvens na região, as temperaturas devem cair. Além disso, a região Sudeste está sob a influência do fenômeno La Niña sobre o Oceano Pacífico Equatorial, o que também tende a favorecer que as temperaturas fiquem amenas”, explica. Ela ainda acrescenta que as chuvas no período da primavera geralmente ocorrem em forma de pancadas, que são aquelas chuvas fortes e relativamente de curta duração, por  aproximadamente 45 a 60 minutos, e que podem vir acompanhadas de relâmpagos, rajadas de vento e ocasionais quedas de granizo. Por isso, é importante manter-se em local seguro durante uma tempestade.

 

O Subtenente da PM Jerônimo, Agente Regional de Defesa Civil da 4ª RPM de Minas, também destacou a importância da preparação e da parceria entre os órgãos, visando sempre a prevenção, com medidas para reduzir as consequências do risco de desastre e otimizar as ações de danos. “Esta ação é uma marca registrada da Energisa, iniciativa importante que chega no consumidor. A parceria e contribuição de cada um, e da população, é fundamental para atingirmos os melhores resultados neste período chuvoso.  Essa união representa a valorização da vida”, comentou o subtenente, que parabenizou a Energisa pela atuação na contingência neste mês em Muriaé. Ele alertou ainda para que a população sempre busque informações nos canais de atendimento oficiais dos órgãos públicos.

 


Josiane do Carmo Ferreira Campos
Anl Comunicacao III - C-GERÊNCIA DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

josiane.campos@energisa.com.br


https://energisa.com.br

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!