MG: Educação detalha currículo e orientações do Novo Ensino Médio
03/02/2023 09:21 em Minas Gerais

QUI 2 FEVEREIRO 2023  11:30  ATUALIZADO EM QUI 02 FEVEREIRO 2023 16:24 - Por Agência Minas - Matéria retirada do portal da Agência Minas (https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/educacao-detalha-curriculo-e-orientacoes-do-novo-ensino-medio)

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google

 

Evento virtual reuniu mais de mil espectadores com a finalidade de prestar esclarecimentos a professores e equipes pedagógicas das escolas estaduais

SEE / Divulgação

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) inicia o ano com mais um desafio: implementar o Novo Ensino Médio também para alunos do 2º ano.

Com o objetivo de apresentar a novidade aos gestores e equipes pedagógicas que chegaram recentemente, a rede estadual de ensino promoveu uma live, na quarta-feira (1/2), em torno de assuntos como componentes curriculares, materiais de apoio aos professores, aprofundamentos nas áreas de conhecimento e planos de curso.

Subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Izabella Cavalcante ressaltou que ao longo das duas últimas semanas foram encaminhadas uma série de orientações e informações para as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e equipes de gestão escolar sobre a organização do Novo Ensino Médio neste ano. “Iniciamos 2023 com uma nova etapa do processo de implementação da novidade na rede estadual de Minas Gerais”, comenta a subsecretária.

Em 2022, apenas estudantes do 1º ano ingressaram no Novo Ensino Médio, que está sendo implementado de forma gradual nas escolas da rede estadual. Já neste ano letivo (2023), o 2º ano também terá mudanças na grade.

O webinar, apresentado por membros da equipe de elaboração dos conteúdos de apoio, é um auxílio a mais para os docentes, que agora terão mais alunos integrando o programa.

Complementos

Os Itinerários Formativos são complementos à formação básica que têm o intuito de proporcionar mais flexibilidade ao currículo estudantil, maior protagonismo ao aluno e atender os princípios da formação humana.

Compondo a parte flexível da grade curricular, possibilitam ao aluno escolher disciplinas com focos pedagógicos específicos. Exemplo é a temática Projeto de Vida, que desenvolve o protagonismo e gera valor para a formação educacional, pessoal e social do estudante.

A diretora do Ensino Médio da SEE/MG, Rosely Lima, destacou algumas diretrizes do programa na live. A ideia foi adiantar para os profissionais como funciona a organização da rede para se adequar à nova grade e também explicar a organização curricular.

"A Formação Geral Básica traz todos os componentes curriculares previstos nas quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Para o Itinerário Formativo, seguindo estrutura definida pela legislação, pela Base Nacional Comum Curricular e pelo Currículo Referência de Minas Gerais, organizamos situações de aprendizagem com foco nos eixos estruturantes", detalha Rosely.

Eixos

A diretora lista os eixos estruturantes: investigação científica, processo criativo, mediação e intervenção sociocultural, e empreendedorismo, e explica que dentro das áreas do conhecimento e abrangendo os eixos, as unidades curriculares são organizadas nos temas Projeto de Vida, Preparação para o mundo do Trabalho, Eletivas, Aprofundamento nas Áreas do Conhecimento — com especificidades entre os turnos noturno e diurno.

A coordenadora de Ações de Aprendizagem, Vanessa Nicoletti, ressaltou a importância da unidade curricular de Projeto de Vida para a formação integral e desenvolvimento social dos estudantes. "O Projeto de Vida não é uma escolha de carreira, ele passa por isso, mas é muito mais amplo. Quando eu sei o projeto de vida de cada um dos meus estudantes, fica muito mais fácil tornar significativa a aprendizagem do estudante sabendo relacionar, diretamente, com os interesses de cada um deles”. Dividido em três etapas, cada uma em um ano do ensino médio, o Projeto de Vida aborda questões centrais como autoconhecimento, autonomia, cidadania e vida em sociedade.

Novidades

Para atuar em conjunto com os diretores e especialistas no dia a dia escolar, coordenadores do Novo Ensino Médio irão trabalhar com foco na integração da equipe e do currículo, com o objetivo de garantir que as áreas de conhecimento consigam colocar em prática o que foi planejado.

Visando o aperfeiçoamento das disciplinas eletivas, que compõem os Itinerários Formativos, os professores podem fazer sugestões de temas e abordagens que têm mais a ver com o perfil dos alunos e com a realidade das escolas.

Em breve, será aberto um formulário para a curadoria de temas que poderão compor o Catálogo de Eletivas 2024. As eletivas que irão compor o currículo do 2° ano do ensino médio, a partir deste ano, foram escolhidas pelos próprios estudantes, entre as opções do catálogo disponibilizado para a rede estadual.

Nova realidade

A implementação do Novo Ensino Médio em Minas Gerais começou no ano passado e está ocorrendo de forma gradativa. Em 2022, todas as 2.432 unidades escolares da rede estadual de ensino que oferecem o ensino médio iniciaram a nova modalidade para os estudantes do 1º ano.

A partir deste ano letivo (2023), que terá início no dia 6/2, as turmas do 2º ano também passam a aderir à novidade. Sendo assim, neste ano, todos os alunos dos dois primeiros anos do ensino médio terão uma nova grade curricular. Os estudantes do 3º ano serão contemplados a partir de 2024 e, assim, todas as turmas de nível médio das escolas estaduais estarão com o novo modelo conforme Lei Federal 13.415/17.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!