Vínculo com a igreja durante e na pós-pandemia: Por que é importante?
07/05/2021 08:37 em Multisom News

Deus nos ama tanto, que preparou este lugar especial para no acolher.

Ademir Almeida

Em 20 de abril de 2021 - Por /COSMOVISÃO/GOSPEL PRIME - Matéria retirada do portal GOSPEL PRIME

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google

 

igreja vazia

Igreja vazia (Foto: Direitos Reservados/Deposiphotos)

 

No mundo inteiro, no período da pandemia, sabemos que muitos cristãos não retornaram às atividades e cultos presenciais, mesmo depois que estes foram permitidos, devido aos riscos da Covid-19 ou por outros motivos. É fato que no período pós-pandemia, haverá aqueles que também não irão mais para as igrejas, o que mudará o quadro da comunidade cristã em alguns aspectos. Este é um dos pensamentos que já está na mente de muitos líderes cristãos. De qualquer forma, sabemos que Deus continuará sustentando e fortalecendo a sua igreja, os salvos em Cristo Jesus. Pensando nisto, gostaria de compartilhar este artigo sobre a importância de zelarmos pela Igreja de Cristo e mantermos o vínculo com ela. 

A igreja, em sua diversidade de funções, é um lugar perfeito para o acolhimento de pessoas necessitadas e aflitas espiritualmente. Deus nos ama tanto, que preparou este lugar especial para no acolher. O salmista Davi sabia da importância e alegria em estar na Casa do Senhor. Ele escreveu: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor”. (Salmos 122:1). Os filhos de Corá declararam no Salmo 84 que mais vale um dia na Casa de Deus do que mil fora dela. Existe a igreja no sentido institucional, em suas várias denominações, mas também no sentido de comunidade, ajuntamento de pessoas. O Rev. Hernandes Dias Lopes relata que “a igreja é uma comunidade terapêutica”. É muito difícil encontrarmos alguém que decidiu frequentar uma igreja sem que estivesse enfrentando problemas. É fato que, diversas pessoas, espalhadas pelo mundo inteiro, estão encontrando o amor e o apoio que necessitam mais na igreja do que em suas próprias famílias. Para muitos, a igreja tem sido um lugar de refúgio e restauração. Independente de como é vista, a realidade é que a igreja deve refletir o caráter de Deus, como afirma Mark Dever, um pastor Batista. Infelizmente, há aqueles que pensam que ser membro no papel já é o suficiente, e são ausentes das atividades regulares da comunidade da qual fazem parte. Mas, mais do que ser membro, é preciso ter vínculos, conexão, ligação com a igreja do Senhor Jesus. Você que é membro, qual o nível de seu comprometimento com sua igreja? Tem presença assídua nos cultos? Talvez você possa indagar por que é preciso estar sempre inteirado com sua igreja. Para quem quer estudar, a escola é o lugar ideal. Para quem está enfermo, existe o hospital. Mas para alguém que quer crescer na fé, a igreja e a comunhão com seus membros é algo indispensável. 

Atos 12:1-8 narra um momento de extrema dificuldade vivido pelo apóstolo Pedro. Nesta ocasião, ele se encontrava preso, sendo escoltado por 16 soldados. Humanamente falando, era impossível Pedro sair desta situação. Nesta condição, no vale da sombra da perseguição e humilhação, a Bíblia diz que “havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele.” Pedro não estava sozinho. Deus estava com ele e sua igreja também. Em suas angústias, a igreja era a favor dele devido ao forte vínculo que ele tinha com esta comunidade. Isto foi o suficiente para o agir de Deus, livrando-o daquele lugar. Assim como Paulo e Silas, em Atos 16:26, Pedro foi surpreendido pelo poder libertador de Deus. “Eis, porém, que sobreveio um anjo do Senhor, e uma luz iluminou a prisão; e, tocando ele o lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa! Então, as cadeias caíram-lhe das mãos. Disse-lhe o anjo: Cinge-te e calça as sandálias. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Põe a capa e segue-me. (Atos 12:7,8). Está aí uma das razões pelas quais devemos manter uma ligação fiel com Deus, através de sua igreja. O que seria de Pedro sem o agir de Deus mediante intercessão da igreja? E se ele, ao longo da vida, não tivesse cultivado um relacionamento sincero e íntimo com as pessoas na fé? Quer ver o agir de Deus em sua vida? Tenha vínculos com Ele. “Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo. Pois, no dia da adversidade, ele me ocultará no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo, me acolherá; elevar-me-á sobre uma rocha” (Salmo 27 4,5). É importante e necessário mantermos uma relação com Deus através de sua igreja. “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado”. (I João 1:7). 

Por mais que alguns discordem, biblicamente falando, é impossível manter-se fiel a Deus longe da comunhão e do lugar que Ele preparou para os seus: a igreja. Quando temos vínculo com Cristo, temos um vínculo com sua igreja e sua Palavra, pois somente desta maneira iremos experimentar o mover de Deus em nossas vidas e iremos ter condições de andar na luz e não em trevas. Luciano Rocha, pastor da Igreja Presbiteriana da Vila Operária, em Maringá-PR, afirma que: “não existe cristianismo divorciado da igreja, assim como não existe cristianismo divorciado de Cristo!”. Mais do que nunca, precisamos urgentemente criar fortes laços de compromisso com a igreja de Cristo. Deus conhece nossas necessidades. Ele preparou a igreja para nos receber com amor e nos dar amparo emocional, espiritual e físico. Ore e cultive vínculos com sua igreja, mesmo sem estar nos cultos presenciais, mas se estiver fora do grupo de risco, participe dos cultos com todo cuidado e precaução. O mesmo Deus que cuida de você nos mais diversos lugares públicos que tem frequentado, há de protegê-lo na igreja. Não desista da casa do Senhor e da comunhão com seus irmãos na fé. 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!